Pegou mal: chefe de gabinete de Ana Célia sugere trocar sinal de TV de Caruaru por Recife


Em entrevista concedida a pouco mais de um mês à Rádio Pop FM, Sandoval Lima, chefe de gabinete da prefeita Ana Célia (Surubim), sugeriu clara e abertamente que a população do município direcionasse suas antenas externas digitais para a Rede Globo Nordeste, no Recife, e deixasse de captar o sinal da TV Asa Branca, de Caruaru.

Não se sabe se a declaração dada por ele foi uma determinação da prefeita, dos assessores de imprensa da gestão ou se é uma nova forma de fazer política de comunicação. Pelo que se pode concluir do episódio, a prefeita Ana Célia continua muito mal assessorada nos mais diversos setores e, como de costume, vários segmentos de sua gestão têm promovido trapalhadas ou verdadeiros pastelões a cada ato ou palavra.

De acordo com o que sugeriu o chefe de gabinete da prefeitura de Surubim, a programação do Recife teria “melhor qualidade” e a população da cidade não precisava assistir, necessariamente, a programação de Caruaru.

O “conselho” do representante da prefeita Ana Célia pegou muito mal entre jornalistas, comunicadores locais e, principalmente, dentro da sede da TV Asa Branca.  

O fato é que nos últimos tempos, a afiliada da Rede Globo na capital do forró tem dado espaço generoso dentro da sua programação aos festejos realizados em Surubim, como o carnaval, a vaquejada, entre outros. A emissora tem, ainda, se notabilizado por mostrar a face do interior ao povo pernambucano, parte do Estado que normalmente não recebia tanta cobertura da televisão.

A sugestão de Sandoval Lima foi recebida com estranheza na redação da TV Asa Branca, devido ao tratamento dado pela emissora ao município. Os produtores consultados pela Agência Pernambuco mostraram-se surpresos, restringindo-se a informar que iriam passar as informações para a direção da afiliada da Globo.

Jornalisticamente falando, mesmo que a sugestão de pauta seja feita pela Rede Globo Nordeste, no Recife, como cobrir algum evento da prefeitura de Surubim, cabe à TV Asa Branca, afiliada, decidir se a pauta é do interesse da sua programação, ficando para a redação desta afiliada a realização da pauta com equipe local.

Certamente, atitudes e “sugestões” como essas partindo de um representante oficial da prefeitura de Surubim e da prefeita Ana Célia, serão determinantes para a decisão da TV Asa Branca em realizar a cobertura de futuros eventos promovidos pela cidade.

Sandoval Lima já é bastante conhecido por ter, digamos, a “língua solta”. Essa “característica pessoal” do assessor de Ana Célia fez com que a prefeita resistisse em nomeá-lo para a chefia de gabinete, mesmo reconhecendo nele uma pessoa que se dedicou fortemente à sua campanha à prefeitura de Surubim.

A decisão de indicá-lo ao cargo só foi tomada no início de dezembro. À época, Sandoval já andava desgostoso e chateado, achando que teria seu nome preterido. Alguns episódios posteriores reforçaram a preocupação de Ana Célia com a indicação do chefe de gabinete, mas isso já é outra história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog