Ana Célia traiu professores ao vetar na Câmara Municipal devolução de dinheiro à categoria



Enquanto o prefeito de Vicência, Guiga Nunes, anunciou recentemente a concessão de um 14º salário aos professores daquele município, em Surubim a prefeita Ana Célia vai na contramão da história e resolve tirar dinheiro dos professores. E para piorar, ainda contou com pleno apoio da bancada governista na Câmara Municipal, que votou em peso contra os professores.

O requerimento encaminhado pela vereadora Anabel solicitava à prefeita Ana Célia e ao secretário de Educação João Filho, a união urgente de esforços no sentido de viabilizar a “devolução dos valores descontados dos professores no mês de outubro”, além de explicação por parte da prefeita sobre a razão dos tais descontos.

Além de não explicar à população e aos professores a razão do desconto, a prefeita Ana Célia ainda orientou a bancada da situação na Câmara a rejeitar o pedido feito pela vereadora Anabel em nome da categoria.

Os professores que foram penalizados pela agora prefeita são os mesmos que promoveram intensas reuniões no período eleitoral com manifestações de apoio à então candidata Ana Célia, muitos tendo sofrido toda sorte de perseguição ou punições por conta da declaração de apoio, e que agora se sentem traídos por ela.

Pelo jeito, Ana Célia esqueceu que no seu programa de governo e nos guias eleitorais anunciava abertamente a valorização dos profissionais da educação. Pelo jeito, foram afirmações limitadas ao período eleitoral.

Os vereadores que votaram a favor da devolução do dinheiro dos professores foram (também na foto):

Anabel Negromonte – PDT (autora do requerimento)
Dr. Vavá – PDT
Geraldo Lira – PTB
Micherlan – PDT
Bana – PDT
Ivete do Sindicato – PT (que pelo menos desta vez tomou um posicionamento coerente com a sua trajetória de luta ao lado dos movimentos sociais)


Já os vereadores que votaram contra os professores foram (também na foto):

Véia de Aprígio – PSB
Naílton do Jucá – PSB
Fabrício Brito – PSB
Fred Lafayette – PSD
Itamar – PR
Marco de Biu Machado – PSDB
Bomba – PSD


Não cabe por parte da prefeita a afirmação de que a decisão foi da Câmara Municipal, portanto do Poder Legislativo, que é soberano e independente para tomar decisões unilaterais. É óbvio que, nesse caso, a bancada de situação votou sob orientação da prefeita, que fez a determinação de acordo com as conveniências. É “natural” que em certos temas a bancada governista atue em sintonia com o Executivo.

Na nota publicada no seu blog, a vereadora Anabel informa, ainda, que encaminhou solicitação para “que a prefeitura repassasse todas as informações relacionadas ao pagamento dos professores do município e aos cortes que foram feitos para que possamos tomar providências em defesa da categoria”. Resta saber se e quando a prefeita Ana Célia vai responder à representante do Poder Legislativo.

Só o tempo pode explicar à população, na visão de Ana Célia, o que é plano de governo e o que é plano de poder.

Vamos voltar a falar nisso oportunamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog